segunda-feira, 14 de junho de 2010

A dor

A dor, o sofrimento, é com certeza algo que ninguém quer sentir e, talvez, por isso seja um assunto importante. Por que fugir dela? Pergunta estranha, mas será que carece de sentido?
Primeiramente, o sofrimento, a dor se afirma, é intensa, como dizia Schopenhauer: "Sentimos a dor, mas não a ausência da dor", ausência essa que seria a felicidade, o prazer. E, para comprovar que o desgosto é superior ao prazer, comparemos, como propõe Schopenhauer, a sensação de um animal que devora o outro com a sensação do que é devorado.
Outro ponto importante é que a dor é invevitável, como diriam os budistas, pois "Quem deseja, sofre; quem vive, deseja; a vida é dor." e podemos ainda, com uma visão pessimista, alegar que "A vida é uma história da dor, que se resume assim: sem motivo queremos sofrer e lutar sempre(...)" (Ambas as frases são de Schopenhauer).
Com dessas ideias em mente, devemos considerar também a afirmação de Nietzsche de que devemos basear nossos valores naquilo que se afirma, não naquilo que depende do outro para se afirmar, o que nos levaria a aceitar a dor, e não fugir dela como fazemos. Talvez soe extremamente pessimista tudo que foi dito até agora, mas será que realmente é pessimista aceitar a vida como ela é ao invés de procurar refúgio da realidade, de rejeitá-la? (Não é um incentivo ao conformismo, mas sim à aceitação da dor) Será que não é mais pessimista fugir da realidade? Não é mais pessimista fugir de sua própria vida, ignorá-la - pois a vida é dor e não queremos sofrer -, não querer vivenciá-la, não aproveitá-la e esperar apenas pelo momento em que somos mandados para um mundo divino aonde tudo é perfeito, reduzindo a vida a um nada ridículo? Bom, ao menos eu acho mais otimista viver e aceitar a vida como é do que reduzi-la ao nada.
Com isso vem a pergunta: Se não posso rejeitá-la, o que fazer com a dor então? Uma pergunta sem uma resposta única. Mas isso não impede de fazermos algo com ela ou de mostrar que se pode fazer algo dela e com ela. Georg Simmel, conhecido sociólogo alemão, disse "(...) a elevação essencial de nosso ser se efetua por meio da dor(...)", e certamente Nietzsche não discordaria do sociólogo alemão. Pense em todos os grandes poemas nascidos da dor, em todas as grandes obras de arte, nas grandes obras literárias e filosóficas que surgiram da dor de seu autor. A dor nos traz perguntas existencialistas, nos traz dúvidas e respostas, nos transforma, e por fim, se tivermos uma psique normal, nos eleva.
Por último, devemos agradecer pela existência da dor, que permite a existência do prazer, da felicidade e que enaltece a nossa alegria e os nossos bons momentos. (Não pretendo tornar ninguém masoquista com essas propostas, mas somente mostrar que a dor é a vida, é um sentimento, e que dela há de vir algo bom, só depende de nós fazermos algo dela.)

4 comentários:

  1. Agora estou mais convencida de que sem dor, não há vida.
    E se sentimos dor ao amar, sem amar também não vivemos.

    ResponderExcluir
  2. Prefiro sofrer a ser indiferente.
    prefiro sofrer a largar minha vida .
    como voce disse sofrer é parte da vida e sinceramente eu gosto de vive-la .
    Voce luta baseado em seus ideais e pelo o que acredita valer a pena. Muitas vezes sofre por ela . Intensamente ás vezes ,mas a vida , acho , deve ser intensa .E no fim você percebe muitas vezes que aquela dor valeu a pena e que sem ela não conseguiria chegar ao fim e se sentir forte por supera-la . Não sei muito sobre a vida ,mas acho que se esforçar e perceber que tudo aquilo que voce fez , todos os sacrifícios valeram a pena me deixa relamente bem . Ás vezes me pergunto se não deveria ter sofrido mais para mostrar (nem sei para quem ) que realmente mereço tudo o que tenho.
    Bom , é só isso .Ignore se quiser ,apesar de eu saber que nunca faria isso . E quando aos erros eu não sou boa em português mesmo.
    E se voce quer saber adorei o texto e nossa, acho que você tem futuro com isso ou algo relacionado.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. É melhor viver intensamente, com prazeres e dores, do que viver anestesiado, sem nada sentir. ;P

    PS: hum... estou me sentindo inspirada

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos comentários, fico feliz em saber que as pessoas leram, entenderam e gostaram =]

    Se somos livres para mudarmos nossas vidas, somos responsáveis por ela. Então, se você é livre para mudar sua vida, você é responsável por ela e não teria por que ter sofrido mais para demonstrar que você merece tudo que tem, pois tudo que possui foi você quem conquistou.
    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir